Ana Tereza Basilio é uma das sócias fundadoras do Basilio Advogados. Antes de fundar seu próprio escritório, foi sócia no Sérgio Bermudes Advogados (de 1990 a 1998); sócia internacional no escritório Baker & McKenzie, como a responsável, no Brasil, pelo departamento de contencioso cível e comercial no Trench, Rossi & Watanabe Advogados (de julho de 2002 a dezembro de 2005); e sócia no Andrade & Fichtner Advogados (de janeiro de 2006 a dezembro de 2008). Fundou o Basilio Advogados em janeiro de 2009. Ana Tereza possui vasta experiência no contencioso e representa clientes em demandas complexas de litígios e arbitragem, além de demandas envolvendo direito civil, corporativo, administrativo e contratual. Sua experiência também incluía representação de clientes em diversas disputas judiciais complexas perante os Tribunais federais, estaduais e os Tribunais Superiores, em Brasília. Ana Tereza Basilio ocupou a Vice-Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional do Estado do Rio de Janeiro para o triênio 2019-2021. E reeleita Vice-Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional do Estado do Rio de Janeiro, para o triênio 2022-2024. Em novembro de 2024, foi Eleita Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seção do Estado do Rio de Janeiro para o triênio 2025-2027.
Works at
Basilio Advogados
4 Best Lawyers awards
Biography
Works at
Basilio Advogados
4 Best Lawyers awards
Locations
Languages
- English
- Portuguese
Client Testimonials
Awards & Focus

Named "Lawyer of the Year" by Best Lawyers® for:
- Litigation, Rio de Janeiro, Brazil (2025)
Recognized in The Best Lawyers in Brazil™ 2026 for work in:
- Litigation
Awards:
- Arbitration and Mediation
Case History
Cases
- CASOS REPRESENTATIVOS
- Atuou como árbitra em vários procedimentos arbitrais ajuizados na Câmara do Mercado, Fundação Getúlio Vargas e CBMA (entre outros).
- Atuou como advogada principal na estratégia de litígios na Recuperação Judicial da Americanas S.A..
- Atuou como advogada principal na estratégia de litígios na Recuperação Judicial da Oi S.A..
- Representou uma concessionária de rodovias em uma disputa com o Município do Rio de Janeiro sobre a reintegração do contrato de concessão, que envolveu inúmeras ações judiciais e solicitações da Administração Pública para suspensão de liminares.
- Representou uma concessionária de metrô em uma disputa com o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) sobre a tarifa necessária para reequilibrar o contrato de concessão.
- Representou uma concessionária ferroviária em uma disputa com o Estado do Rio de Janeiro sobre a reintegração do contrato de concessão devido a investimentos alegadamente não cumpridos pela concessionária.
- Representou uma concessionária de serviços públicos em uma disputa com o fundo de pensão dos funcionários públicos do Estado do Rio de Janeiro sobre o reequilíbrio do contrato de concessão.
- Representou uma empresa de engenharia em uma disputa com o Município do Rio de Janeiro sobre as condições da construção do Estádio Olímpico.
- Representou um fundo de pensão complementar de um banco público em uma disputa com uma associação buscando estender os benefícios de pensão à sua categoria, com um impacto superior a um bilhão de reais.
- Representou uma concessionária de metrô em uma Ação de Improbidade Administrativa relacionada às obras de extensão da rede de metrô.
- Representou uma grande construtora em uma disputa envolvendo a construção do Estádio Olímpico no Rio de Janeiro.
- Representou grandes operadoras de telecomunicações em disputas contra a Agência Nacional de Telecomunicações (“ANATEL”), discutindo ajustes tarifários e obrigações relacionadas às taxas de concessão.
- Atuou e atua em litígios estratégicos no setor de seguros.
- Representou uma importante empresa de saúde em uma disputa fiscal contra o Governo Federal, envolvendo um valor superior a 110 milhões de reais, em que conseguimos reverter a decisão judicial anterior, para desconstituir completamente a avaliação fiscal.
- Representou uma grande empresa de tabaco no Brasil (subsidiária da maior empresa de tabaco do mundo) em uma disputa perante o Supremo Tribunal Federal em que outras empresas de tabaco questionavam a constitucionalidade de certa lei, com o intuito de alterar as regras fiscais do setor de tabaco. O Basilio Advogados trabalhou com sucesso em parceria com o Governo Federal para manter a legislação aplicada ao setor.
- Representou uma empresa de telecomunicações em procedimento arbitral, instaurado a partir de litígio decorrente da venda de ativos no processo de recuperação judicial. Caso que recebeu o prêmio Latin Lawyer Deal of the Year 2023, na categoria Disputes.
Your browser is not fully compatible with our automatic printer friendly formatting.
Please use the print button to print this profile page.